Diário do Comércio – 12/03/2021 00:15

A expansão do setor alimentício – aliada aos estímulos promovidos pelo governo estadual e também pelo município – está gerando bons resultados para investidores de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O resultado é o crescimento do número de empregos e o incremento da atividade econômica local e regional.

Prova disso, a Vitória Alimentos vai dobrar o seu quadro de colaboradores ao anunciar a criação de pelo menos 35 postos de trabalho, em uma nova etapa de expansão que receberá aporte de de R$ 3 milhões. A previsão é de que os investimentos tenham início no segundo trimestre deste ano e sejam concluídos em dezembro de 2023.

A empresa, também conhecida como Confeitaria Vitória, produz diversos tipos biscoitos (polvilho, casadinho, rosquinhas, entre outros) e atende principalmente o mercado varejista. Além de estabelecimentos de Minas Gerais, também comercializa para supermercados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor comercial da companhia, Rodrigo Pimentel, mesmo com o contexto da crise, as oscilações do mercado foram pequenas, o que permitiu a consolidação do processo de crescimento.

Ele explicou que os trabalhos serão divididos em duas etapas. O objetivo da primeira fase será a construção e de um galpão para instalação de uma nova unidade. Os investimentos também serão destinados para a preparação e adequação das instalações de máquinas, equipamentos e ferramentais. Já na segunda etapa, o planejamento é implementar outras duas linhas de produção.

Ambiente de negócios – Na avaliação de Pimentel, atualmente o Estado possui uma economia pujante, onde é possível encontrar excelentes oportunidades de negócios, de maneira mais ágil e descomplicada.

Ele explicou que esse foi o primeiro contato da empresa com a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) e que o retorno superou as expectativas. “Nós percebemos que, com a participação da Agência, ganhamos em representatividade empresarial perante o processo de validação no Estado”, afirmou.

De acordo com o diretor-presidente do Indi, Thiago Toscano, a expansão da Vitória Alimentos representa um importante ganho econômico e social com a geração de mais empregos diretos e indiretos.

“Governador Valadares tem uma posição logística muito importante para empresas de varejo. Além disso, é possível destacar a oferta da mão de obra qualificada, o ambiente da cidade e a qualidade de vida existente. Esses são apenas alguns fatores preponderantes que tornam o município apto para atração de investimentos. O novo aporte da Confeitaria Vitória reforça todos esses pontos. A partir de Governador Valadares, a empresa conseguirá ser cada vez mais competitiva para atingir todo o mercado brasileiro”, observou.

Segundo Toscano, o setor de alimentos tem atraído muitos investimentos para Minas Gerais nos últimos anos devidos, sobretudo, às boas condições oferecidas pelo Estado, principalmente com relação à desburocratização e padronização dos tratamentos tributários.

Ainda de acordo com o presidente do Indi, a Agência tem trabalhado na prospecção de empresas que complementem a cadeia de alimentos, incentivando a produção de insumos ou de embalagens para o setor, tornando a produção regional cada vez mais competitiva.

Reflexos

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo, também reforçou o significado da expansão da Vitória Alimentos. De acordo com ele, uma cidade que tem mais de 80% do seu Produto Interno Bruto (PIB) ligado ao comércio e prestação de serviços – setores impactados com a pandemia -, toda empresa que se coloca na condição de aumentar a oferta de postos de trabalho tem uma grande importância, pois representa mais emprego, mais produção, mais renda e mais desenvolvimento.

“A indústria e comércio de alimentos é um setor estratégico para a nossa economia. Os biscoitos Vitória fazem parte da vida do valadarense – e de outras dezenas de cidades mineiras e também da Bahia e do Rio de Janeiro – há mais de 40 anos. É sempre um orgulho acompanhar a trajetória de uma empresa local e que mesmo expandindo seus horizontes comerciais, se mantém firme em suas raízes, contribuindo para o desenvolvimento de Governador Valadares e sendo exemplo de gestão e empreendedorismo, ampliando sua capacidade de produção mesmo em um período tão turbulento”, avaliou o prefeito.

Ainda conforme Merlo, o Indi tem cumprido um papel fundamental no apoio do desenvolvimento do município. “É uma Agência que sempre encontramos de portas abertas e com grande disponibilidade no acolhimento às nossas demandas”, concluiu.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *